quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Resenha: RyotIras #4



Nome de Publicação: RyotIras #4
Autor: Ricardo Tokumoto
N° de Páginas: 100
Ano de Lançamento: 2014
Edição:
Editora: Lançamento Independente

Sobre o Autor: O Ricardo, ou Ryot, é quadrinista há bastante tempo. Acompanho o blog há já não sei quanto, mas só descobri que o nome dele era Ricardo mesmo nessa última bienal. Eu me lembro de ver os livros nas FIQs e Bienais da vida, mas nunca tinha dinheiro para comprar. Enfim, o Ryot é paulista, mas veio para BH em 2006, onde estudou na UFMG. Ele é dois anos mais velho que eu e é formado em cinema de animação. 

Sinopse: O Ryotiras#4 é a compilação das melhores tiras postadas no site ryotiras.com entre o final de 2012 até hoje. Além dessa seleção, pelo menos 30% do livro traz tiras inéditas.

Marca Páginas: Não usei.

Resenha: O humor de Ryot é sarcástico, coisa que eu adoro. E ele sabe fazer excelentes críticas sociais em poucos quadrinhos. 

O livro conta com tirinhas em P/B e tirinhas coloridas e diferentes traços, mas sem sair do peculiar desenho de Ryot. Dá sempre para saber que foi ele quem escreveu e desenhou, mesmo que sejam estilos diferentes. Uma parte bem bacana é a em que ele produziu tirinhas de acordo com temas sugeridos por leitores do site. Também adorei a parte de convidados, onde podemos ver os personagens do site nos traços de outras pessoas. É muito bacana ver o reconhecimento de um trabalho brilhante.

Como 30% do material encontrado no livro é inédito, mesmo leitores antigos irão se surpreender - assim como rever tirinhas antigas, igualmente fantásticas.

Apesar de ser o número 4, o livro não depende dos outros para ser compreendido, já que são tirinhas compiladas do site. Aliás, mesmo com uma sequência lógica na organização, elas podem ser lidas aleatoriamente na própria edição - garantia de diversão diária, se assim preferir.

RyotIras #4 foi financiado pelo Catarse, um site de financiamento coletivo que eu acho muito legal. E eu fico muito feliz de ter comprado um material feito de forma independente. Quem está no meio sabe, é difícil achar editoras para ser publicado. Mas tem gente que não liga para os desafios e se publica assim mesmo, às vezes até por opção, o que eu também acho bem corajoso. 

Livrinho maravilhoso, com tirinhas muito bacanas. A fonte do texto às vezes é pequena, o que justifica-se pelo tamanho da impressão, mas atrapalha para ler de noite.


Relativamente boas leituras para vocês,

Dani







Para entender como as resenhas daqui funcionam, clique aqui, aqui, aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário