sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Resenha: Além do Planeta Silencioso


Nome de Publicação: Além do Planeta Silencioso
Autor: C.S. Lewis
ISBN: 9788578272807
N° de Páginas: 240
Edição: 1ª edição - 2010
Editora: WMF Martins Fontes

Sobre o Autor: Lewis inspirou e ainda inspira escritores de todo o mundo. Ele foi professor de Cambridge e seus livros de teologia são ainda utilizados como referência nos mais diversos meios. Além destes, Lewis também escreveu ficção científica e fantasia. Eu não consigo não gostar de um livro dele, já admito. Simplesmente brilhante, o amigo de JRR Tolkien me inspira não apenas após ler seus livros, mas o tempo todo. 

Sinopse: Neste livro, o primeiro da empolgante trilogia de ficção científica de C. S. Lewis, o Dr. Ransom, um professor da Universidade de Cambridge, é sequestrado por dois cientistas do nosso planeta e levado numa espaçonave ao planeta vermelho de Malacandra. Seus sequestradores planejam saquear os tesouros do planeta e oferecer a vida de Ransom em sacrifício às criaturas que lá vivem. Ransom descobre que a Terra é conhecida pelas criaturas de Malacandra como ''planeta silencioso'', cuja trágica história é conhecida por todo o Universo.

Marca Páginas: 

Marca Páginas da fundação Itaú Criança, que ganhei em 2013, enquanto ainda não estava aqui no Brasil. Meu pai guardou meus livrinhos e marca páginas até eu voltar.
















Período de leitura: Dois dias, cerca de uma hora, uma hora e meia em cada dia.

Resenha: Esse livro é o primeiro de uma trilogia conhecida como Trilogia Cósmica. Já li quase tudo que existe publicado no Brasil da autoria de Lewis, mas essa trilogia ainda faltava. Com certeza estava muito animada para a leitura.

O livro foi lançado às vésperas da II Guerra Mundial e, sem dúvidas, há críticas à ideologia nazista durante o enredo. Como sempre, Lewis também incluiu ali uma reflexão sobre moral e salvação.

A narrativa é simplesmente fantástica! Amo os livros de teologia do autor, mas eles, sem dúvida, são densos, complicados de ler. Sempre lia umas três vezes cada trecho, para ter certeza de que entendi o que ele quis dizer. Não é assim quando Lewis escreve ficção; a leitura flui com facilidade, e você está bem imerso na história antes mesmo que se torne consciente disso. 

O personagem principal, Ransom, é um Doutor que está fazendo uma viagem como mochileiro e procura abrigo logo no início da trama. Infelizmente ele acaba dopado e levado em uma viagem interplanetária por dois malucos. Ambiciosos e espertos, talvez, mas definitivamente malucos. 

A descrição da natureza do planeta de destino, Malacandra, é de tirar o fôlego! Assim como a de suas criaturas. Amei a ideia de um planeta com três espécies racionais que convivem pacificamente entre si. A investigação que ele faz para descobrir que planeta seria Malacandra (ele foi informado que é um dos planetas do Sistema Solar) também é muito bacana de se acompanhar. 

Ransom, em meio a diversas dificuldades questiona não apenas a natureza local, mas todo o seu conhecimento sobre a existência enquanto ser racional. Além disso, como um filólogo  - clara homenagem ao amigo de Lewis, Tolkien - ele estuda e aprende a se comunicar na língua local. Confesso que essa foi uma das minhas partes preferidas do livro, porque sou fascinada por comunicação e linguagens.

Se o livro acabasse com a volta de Ransom ao planeta Terra (O Planeta Silencioso que dá ao livro seu título), já seria incrível. Mas, no final do livro, há uma  carta de quem seria o verdadeiro Dr. Ransom para Lewis, o que achei uma jogada brilhante. Dar veracidade a um livro de ficção científica não é tão simples quanto parece, e esse fator foi a chave de ouro que fechou a maravilha que é o livro. 

Lewis, impressão de boa qualidade, ficção científica, trilogia, discussões implícitas sobre aspectos mais profundos...não tinha como eu dar menos que 5 livrinhos para essa obra de arte.

Boas leituras silenciosas,

Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário