sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Resenha: De Olhos Fechados


Nome de Publicação: De Olhos Fechados
Autora: Lavínia Rocha
ISBN: 978-85-67020-89-1
N° de Páginas: 256
Edição:
Editora: D'Plácido

Sobre a Autora: Para falar da Lavínia eu tenho que falar de mim. Desde que me lembro por gente eu escrevo, sempre fui fascinada pelas palavras escritas. E sempre que soube que existia a possibilidade de algo que eu escrevo ser lido por alguém, alguma pessoa qualquer, em algum lugar longe da minha própria casa, sempre sonhei em ter um livro. Entre altos e baixos, me lembro de que, na escola, sempre quis realizar esse sonho, mas me diziam que eu era muito nova e deveria amadurecer mais a ideia, fazer faculdade, e daí pensar em publicar algo depois. Pois bem, a Lavínia tem só 17 anos!! Ver que ela publicou um livro (ou melhor, dois, e o primeiro foi com apenas 13!!) me faz sentir realizada, mesmo que não tenha sido eu. É uma conquista, a prova para aqueles que me diziam tudo aquilo, de que eles estavam errados. Agora, sobre ela mesmo, ela acabou de se formar no ensino médio do colégio Santo Antônio, aqui de BH, é super simpática e fofa =)

Sinopse: “Ignorar é a solução”, foi o que pensou Cecília quando alguns papéis beges começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada vez que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu.
Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago – o garoto novo da escola – começa a balançar seu coração e a fazer com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza.
Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir – e entender – um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.

Marca Páginas:


Um marca páginas da Paula Pimenta, que peguei na bienal, e é uma das autoras preferidas da Lavínia.











Período de Leitura: Comecei um dia de noite e terminei no outro dia quando acordei. Um total de duas horas e meia de leitura.

Resenha: Eu estava muito animada para ler esse livro, pelos motivos que já citei acima, sobre a Lavínia, e também pela sinopse, que prometia um livro muito interessante.

Não me decepcionei. O livro trata de deficiência e inclusão, amizade e romance...e mistério. Cecília, a personagem principal, tem que aprender a lidar com sua deficiência, apesar de querer sua independência como qualquer outra garota de sua idade. Mas ao longo do livro vemos que ela deve conquistar não apenas isso, mas também a aceitação, a auto-aceitação. A autora soube tratar desse tema com sensibilidade e impressão de veracidade incrível. 

É muito legal ver como o primeiro amor da personagem é como de qualquer outra garota adolescente, apesar de suas peculiaridades. 

Quando você pensa que o livro irá se resumir a isso, o toque de mistério aparece, e uma aventura começa fazendo você não querer parar de ler o livro. 

Achei maravilhoso o fato de a autora trazer para pontos marcantes da cidade de Belo Horizonte não como cenário, mas como elementos importantíssimos para a trama. São nesses locais que o mistério em que se encontram os personagens vai se desvendando, pouco a pouco.

Um pouco de magia também está presente, o que faz a leitura ainda mais gostosa. O livro tem seus clichês, mas não desmerece em nada a obra. 

Mal posso aguardar pelo próximo lançamento de Lavínia, e já quero providenciar o seu primeiro livro para acrescentar à minha lista de leituras!

Esse cinco vai para a autora, para a história, para o tema, para BH, para tudo nesse livro fofo que se tornou um dos meus favoritos e até me deu vontade de escrever um romance.

Boas leituras com pão de queijo,

Dani




Para entender como as resenhas daqui funcionam, clique aqui, aqui, aqui e aqui

Um comentário:

  1. Dani! Sua resenha foi uma das que eu mais gostei de ler! Sério, muito obrigada por se sentir realizada com a minha história haha Vou torcer para que você consiga alcançar seu sonho também (depois me chama no facebook para a gente conversar sobre editoras e tudo mais)! Fiquei muito feliz que tenha gostado da história! E já pode esperar que ano que vem sai meu terceiro livro!
    Beijão,
    Lavínia.
    OBS: coloquei o link da resenha lá na página do facebook (https://www.facebook.com/pages/De-Olhos-Fechados/1533916116840298?ref=hl) depois coloque no skoob (http://www.skoob.com.br/livro/392746-de-olhos-fechados) com o link do seu blog para que outros leitores leiam e visite também!

    ResponderExcluir