sábado, 20 de dezembro de 2014

Óculos


Eu comecei a usar óculos com mais ou menos uns onze anos. Naquela época, odiava ter que usá-los. Já era caçoada pelos meninos da escola por tirar melhores notas, usar aparelho, ter o cabelo curtinho...os óculos foram a chave de ouro que eles precisavam para rir mais ainda de mim.

Em determinado momento da sexta série briguei com uma menina, e ela quebrou meus óculos. Eu disse para meu pai que meu grau era fraco e não precisava de outro par, seria desperdício de dinheiro e tempo. Ele se convenceu.

Sobrevivi muitos anos sem ser chamada novamente de quatro-olhos, me formei no Ensino Médio e passei no vestibular. As dores de cabeça eram constantes, mas eu conseguia tolerar. De repente, na faculdade, eu não conseguia mais. Fiz vários exames mas, depois de muito relutar, fui ao oftalmologista. Quando recebi meus novos óculos nem mais me lembrava do porquê eu não gostava deles - o mundo era tão mais nítido e bonito quando eu os usava! E a dor de cabeça desapareceu. Além do mais, combinava comigo, já que tinha assumido minha nerdice. Aquele ar cult começou a me agradar cada vez mais, apesar de eu usar um óculos com lentes anti-reflexo e "quase sem armação".

Quebrei esses óculos sem querer um pouco antes de uma viagem aos Estados Unidos. Morei lá por um tempo e as dores de cabeça voltaram. Daí fui ao oftalmologista direto, e escolhi um modelo com mais cara de óculos mesmo. Dessa vez até Transitions minhas lentes eram - daí descobri a maravilha de não sofrer mais com a claridade (quem tem astigmatismo sabe).

Aliás, todo mundo tem miopia, né? Eu não, até nisso sou diferente. Tenho hipermetropia e astigmatismo. A hipermetropia é quase que literalmente o oposto da miopia. A imagem fica desfocada, porque se forma atrás da retina. Na miopia a imagem se forma antes de chegar à retina. Em termos práticos, quem tem miopia não enxerga bem de longe, quem tem hipermetropia não enxerga bem de perto.

Já o astigmatismo é uma deformidade da córnea, e a imagem fica desfocada. Ou seja, na verdade não enxergo bem nem de perto nem de longe.

Sem os óculos minha visão é como se fosse uma imagem de tv de tubo, dessas bem antigas mesmo. Com os óculos é como se estivesse vendo uma tv em Ultra-HD. A diferença é tão gritante, mesmo meu grau não sendo dos mais altos, que não sei como eu vivi tantos anos sem procurar meus óculos. Hoje não consigo nem funcionar direito quando eu os perco. Além de não enxergar bem, a claridade me incomodar e a dor de cabeça ser certa, até meu rosto parece estranho, meus olhos bem pequenos, tudo fica meio fora de lugar. Eu definitivamente não sei mais viver sem meus óculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário