Nome de Publicação: Bear - Volume 1
Autora: Bianca Pinheiro
ISBN: 9788582861073
N° de Páginas: 64
Edição: 1ª
Editora: Nemo
Sobre a Autora: O caminho para conhecer Bianca foi meio que o contrário do de conhecer a Nia. Eu fiquei sabendo do livro (e do blog) por um post que a Nia fez. Daí comecei a ler o blog todas as terças, pesquisei mais sobre a Bianca e vi que ela é simplesmente fantástica - ela pode basicamente fazer qualquer estilo de quadrinho, e o faz com maestria. Além disso, ela tem uns gatinhos fofos, gosta de orcas, sorvete e canecas. Ah, ela é casada e tem minha idade. Bianca nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em Curitiba desde criança. Achei essa entrevista bem legal com ela e acho que vocês deveriam ler: http://ladyscomics.com.br/entrevista-bianca-pinheiro
Sinopse: A pequena Raven tem um problema: de algum modo ela conseguiu se perder de seus pais e de seu lar. Em sua busca, ela se depara com um urso marrom (ou seria alaranjado?) que, apesar de rabugento, aceita ajudá-la nessa empreitada. A jornada desses dois acaba de começar.
Marca Páginas: Não usei.
Período de Leitura: No mesmo dia em que li "Como eu Realmente", na semana da Bienal, demorei uns trinta minutos para ler.
Resenha: Bom, já falei que me apaixonei pelo trabalho da Bianca, mas devo reforçar aqui: Bear é simplesmente genial.
O livro vem da compilação de webcomics, do Tumblr de mesmo nome. Podemos encontrar o prólogo e o primeiro capítulo nele. Um novo trecho de Bear é lançado toda terça-feira no site. Ler no site cada um desses trechos é como ver alguma sitcom americana - você pode ler um capítulo aleatório e entender, mas acompanhando a história desde o começo você fica morrendo de ansiedade até a próxima terça-feira.
Os traços são muito bem feitos, e cada personagem é bem expressivo. O urso, Dimas, é um urso selvagem bem sério, que não entende os "filhotes de humanos" muito bem, mas faz de tudo para proteger a pequena Raven; que tem toda a energia e espontaneidade de uma criança. É impossível não se apaixonar pelos dois, cada um com suas peculiaridades, e pela dinâmica entre eles.
Há diversas referências nerds no roteiro, o que torna a história ainda mais divertida. Esses temas são abordados de maneira natural, sem forçar nada, como se fossem naturalmente parte do universo de Bear.
O caminho até Raven encontrar seus pais é longo (e espero que seja mesmo ainda mais) e em cada cidade que ela e Dimas passam para tentar encontrar sua casa, há uma nova aventura.
A história pode até ser classificada como quadrinho infantil, tenho certeza que elas se divertiriam muito lendo Bear, mas, sem dúvida, o roteiro pode ser admirado por adultos também, de tão brilhante que é a construção da história em todos os seus aspectos.
Outra coisa que adorei foi o formato grandão do livro, para comportar páginas que seguissem o mesmo estilo da webcomic. Por pouco não cabe na minha estante, mas dá aquela sensação de ter um Almanacão de Férias (da Turma da Mônica...nos anos 90, quando ele era bem mais gordinho do que é hoje) para ler.
No final do livro há uma palavrinha da Bianca e esboços do desenho. Sei que é repetitivo, mas só posso finalizar a resenha dizendo que é um trabalho simplesmente fantástico!
Pela qualidade do material da Nemo, pelos traços, roteiro e genialidade da Bianca, não havia como dar menos de cinco. |
Boas leituras enigmáticas,
Dani
Nenhum comentário:
Postar um comentário